*Por Maurício R. P. Chivante, divemaster, que na elaboração deste trabalho contou com a contribuição técnica da Divemaster Juliana Pisaneschi e com a editoração do Instrutor Gustavo Beolchi, todos membros da equipe da Aqualander Mergulho.
“No dia 13 de dezembro de 2015, enfrentei meu primeiro mergulho em águas geladas. A temperatura era de apenas 2 °C e o destino, o lago Echinger Weiher, próximo a Munique, na Baviera. Fui convidado por Björn, um mergulhador alemão, após uma visita à loja local de equipamentos. Levei meu próprio material e aluguei o restante — incluindo uma roupa seca especial da DUI, ideal para suportar o frio com mais mobilidade.
O Echinger Weiher é um lago raso, com cerca de 7 metros de profundidade e água alimentada por fontes minerais subterrâneas, mantendo uma temperatura média de 10 °C durante o ano todo. É muito usado por mergulhadores locais para treinamentos e certificações. A visibilidade era excelente — cerca de 15 metros. Mergulhamos entre vegetação, troncos, peixes como lúcios e uma carpa enorme. Encontramos até uma árvore de Natal e um carrinho da Ikea submersos. Em meio à névoa formada pela água mineral, surgiu o que chamei de “Mistério da Baviera” — uma visão inesperada que só quem mergulhar ali poderá entender.
Foram 56 minutos de mergulho, com retorno a 65 bar. O frio foi o maior desafio, especialmente nas mãos. Mesmo assim, a experiência foi marcante e divertida, com muito aprendizado sobre mergulho em ambientes frios.
Spoiler? Sim, o “Mistério da Baviera” existe, mas só mergulhando para descobrir “
Maurício R. P. Chivante
Curiosidade
🔹 O lago é privado. É necessário pagar uma taxa de €8 por pessoa/dia, com antecedência e via transferência bancária.